ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


03/12/2009

Brasileiros estão mais altos e sofrem menos doenças cardiovasculares, mostra estudo

Levantamento do Ministério da Saúde aponta, porém, aumento do número de casos de diabetes e de ocorrência de sobrepeso entre jovens.


Por: Redação
Publicado em 19/11/2009, 17:29

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Saúde revela que os brasileiros estão mais altos. O estudo Saúde Brasil 2008 mostra ainda redução de doenças cardiovasculares, aumento de diabetes e de sobrepeso entre jovens.
Os dados indicam que o acesso à alimentação tem contribuído para o aumento da estatura de crianças com menos de cinco anos de idade. Entre 1974 e 2007, o índice de deficit de altura – principal indicador da desnutrição – caiu 75%.

02/12/2009

O IMPACTO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DO FUTURO

O impacto da TI na sociedade do futuro é imprevisível, sabemos sim que a evolução tecnológica impactará fortemente nos aspectos econômicos, políticos, institucionais, sociais e culturais da nossa civilização.
O problema está em tentar prever qual a grandeza do impacto ou como o processo se desenrolará.
Existem hoje várias linhas de pesquisas ou grupos e projetos de pesquisas e produção científica de laboratórios de Inteligência Artificial, Rede Neural, Robótica, Lógica Nebulosa, Computação evolucionária, etc.

01/12/2009

A TERCEIRIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA AFRONTA A CONSTITUIÇÃO

Escrito por Airton Florentino de Barros
07-Nov-2009

A prestação do serviço público de assistência à saúde é função típica do Estado, a ser custeada pela ordinária arrecadação de tributos gerais. É dever do Estado e direito fundamental do cidadão.
É o Estado brasileiro uma república democrática, o que pressupõe a colocação dos recursos arrecadados à disposição de todos, garantindo-se o exercício da cidadania e o tratamento digno de todos os cidadãos

30/11/2009

FALTAM TÉCNICOS QUE REALIZEM MAMOGRAFIAS NO BRASIL

publicado em 20/11/2009 às 07h30:

Foto por Getty Images

País tem aparelhos para exames, mas carece de médicos e profissionais especializados.

O Brasil ainda não atende todas as mulheres que necessitam de mamografias para o rastreamento do câncer de mama.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), para atender 60% da população alvo do exame teriam de ser efetuadas 4,4 milhões de mamografias anuais, mas são feitas apenas 2,8 milhões.

29/11/2009

PARA QUE LADO CORRER?

Esta cada vez mais difícil procurar um serviço público ou privado de saúde de forma emergencial, os prontos socorros cada vez mais lotados, e os médicos psicologicamente despreparados, tornam tudo ainda mais difícil.

A saúde pública chegou ao seu nível de boom há muito tempo, onde os usuários somente procuram praticamente quando não tem mais como contornar de outra forma.
A saúde privada cito em nível de “pronto socorro”, tem sido vista como uma fábrica de atestados médicos, como a procura por esse serviço é muito grande, e para fins pouco éticos, os próprios médicos tem tratado pacientes com sintomas mais “simples”, de forma displicente gerando complicações futuras.


CÉLULAS CANCEROSAS PODEM SER ELIMINADAS MAGNETICAMENTE COM MENOS RISCO

publicado em 29/11/2009 às 16h05:


Nova técnica evita os efeitos negativos que impediam o uso clínico deste tipo de tratamento.
Uma equipe de cientistas americanos e britânicos descobriu um método para eliminar células cancerosas com discos magnéticos sem necessidade de utilizar altas frequências, o que evita efeitos negativos que tinham impedido até agora o uso clínico deste tipo de tratamento.