ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


29/11/2009

CÉLULAS CANCEROSAS PODEM SER ELIMINADAS MAGNETICAMENTE COM MENOS RISCO

publicado em 29/11/2009 às 16h05:


Nova técnica evita os efeitos negativos que impediam o uso clínico deste tipo de tratamento.
Uma equipe de cientistas americanos e britânicos descobriu um método para eliminar células cancerosas com discos magnéticos sem necessidade de utilizar altas frequências, o que evita efeitos negativos que tinham impedido até agora o uso clínico deste tipo de tratamento.

Em artigo publicado na revista "Nature", a doutora Elena Rozhkova e seus colegas explicam como construíram minúsculos e finos discos magnéticos com uma liga de metais composta por ferro e níquel, onde a magnetização de todos os átomos é organizada em círculos concêntricos, criando um "redemoinho magnético".
Quando é aproximado um campo magnético alternativo, os discos oscilam, o que, segundo os testes de laboratório realizados pelos autores deste estudo, perturba o desenvolvimento das membranas das células cancerosas e inicia sua destruição.
Esta descoberta permite superar alguns dos problemas que fizeram com que este tipo de tratamento magnético ainda não seja usado clinicamente, como o da formação no corpo de massas de partículas permanentemente magnetizadas, segundo os pesquisadores.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário