ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


21/11/2009

AFINAL, O QUE ESTÁ ENVOLVIDO EM ATITUDES SUICÍDAS?

Moro próximo à ferrovia há alguns anos e neste período ouvi diversos relatos de suicídios ocorridos nas dependências da empresa, mas nunca havia ficado tão próximo de um caso destes como o de ontem.
Por volta de 6h45 estávamos tomando café da manhã, quando o trem freia bruscamente em frente à janela de nossa cozinha. Vendo que isso é incomum, subimos no muro do quintal para ver o motivo da frenagem. Era um rapaz de aproximadamente 30 anos que estava jogado, já sem vida, na lateral da linha sentido São Paulo. Como é comum as pessoas que vão ou voltam do trabalho na área industrial da cidade cortar caminho pela via férrea, levantamos a hipótese de ter sido atropelado durante a travessia. Segundo as testemunhas, qundo  viu o trem aproximar-se ele se jogou. Antigamente era dificílimo ouvir falar de um suicídio. Hoje ocorre o inverso. É difícil não ter um caso desses num período de uma semana. Mas o que leva uma pessoa a tomar tal atitude? Há explicações sociológicas como as dadas por Durkheim. E as explicações patológicas? E genéticas? Fugindo um pouco de nosso escopo, existe explicação espiritual ou religiosa para este fenômeno já que todas as religiões conhecidas o condenam?

3 comentários:

  1. Suponho eu que as pessoas que se suicidam sofrem de uma profunda depressão, não conseguem raciocinar e perceber que as situações ruins vão passar.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a depressão tem sido uma das causas principal para esse tipo de atitude, a pessoa perde a vontade de viver e não vê razão mais para existir, é como se a morte fosse um grande escape para aquela angustia que atormenta a sua alma, infelismente isto tem acontecodo com muita frequência hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Vocês tem razão quando dizem que a depressão pode ser um fator agravante e quero aproveitar a oportunidade para agradecer os comentários e acessos. Após ver o filme "A História das Coisas" passo a suspeitar que a combinação de substâncias químicas nocivas à saúde podem colaborar para o agravamento das doenças neurológicas e psíquicas.

    ResponderExcluir