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21/11/09

Saúde física mental e Social

Repouso e higiene são necessidades básicas do corpo, essenciais para a saúde. O repouso adequado contribui para recuperar o organismo do desgaste natural do dia-a-dia, e das perdas excessivas, provocadas pela correria dos tempos modernos. A higiene deve ser feita com relação ao corpo e ao meio ambiente, e mantida nas melhores condições, sendo, até mesmo, importante para a parte emocional do ser humano.


IDENTIFICANDO E EVITANDO OS DESGASTES
Além de repousar, é necessário que cada pessoa faça uma análise de seu estilo de vida, para identificar e evitar o desgaste excessivo, que pode ser devido a fatores pessoais, como por exemplo: 1- Não saber dizer "não" e aceitar sobrecargas de trabalho. 2- Não admitir seus próprios limites. 3- Querer fazer o trabalho de todas as pessoas por achar que ninguém é capaz. 4- Excesso de ambição para conquistar coisas materiais, etc. Esse comportamento de onipotência faz com que a pessoa assuma muitos compromissos expondo o organismo a um desgaste muito grande. O desgaste excessivo, também pode ser por fatores que não dependem da própria pessoa, como as exigências do trabalho e transtornos com o sistema de transporte, etc.


ORGANIZE SUA VIDA E EVITE DESGASTES EXCESSIVOS
O desgaste pode ser do corpo e da mente, um afetando o outro, uma vez que o organismo é uma unidade.


DICAS PARA UMA SAÚDE COM QUALIDADE:

FORTALEÇA O CORPO
É importante ter hábitos de vida que fortaleçam o corpo e a mente, para evitar que sofram problemas. Quais os Hábitos que fortalecem o corpo? São estes orientados pelo Programa Vida e Saúde: manter o corpo bem oxigenado (atividade física, bom ar ambiente e respiração profunda), bem hidratado (2 a 4 litros de água por dia), bem nutrido (uso de bastante vegetais), desintoxicado (isento de substâncias artificiais), exercitado (caminhada rotineira)

FORTALEÇA A MENTE
Quais os Hábitos que fortalecem a mente? Ter uma distração, uma higiene mental, ter amigos, conversar sobre assuntos agradáveis, evitando os desagradáveis, sorrir, distrair-se, estar alegre, orar e ter fé naquilo que você acredita independente de qualquer que seja a religião, que seja simplesmente o seu talismã, confiar e entregar-se a Ele. Servir ao próximo, dentro de suas possibilidades, é uma condição que gera muita satisfação e bem estar. Estas práticas fortalecem a pessoa e a tornam mais resistente aos problemas da vida, sendo menos afetado por eles, amenizando os desgastes, compartilhar e socializar conhecimentos. Os organismos humanos têm limites para as cargas que suporta. A prática da compreensão com o próximo e divisão de problemas é um dos melhores caminhos para se alcançar a paz que tanto necessitamos.
A oração pode fazer pela saúde e equilíbrio da pessoa que remédios não conseguem fazer. Portanto use esse recurso maravilhoso. Respeite seus limites!

O REPOUSO FÍSICO
O repouso pode ser físico e mental e ambos devem ser observados. Observe o repouso adequado para o seu corpo. Natureza, em sua sabedoria e perfeição, criou a noite e o fim de semana, especialmente destinados para o repouso, a recuperação, uma vez que Ela conhece nossas limitações e os desgastes impostos por essa vida difícil, diferente da que Ela planejou. Após o almoço: É muito bom para a sua saúde que você faça um pequeno repouso depois do almoço. Vai descansar o corpo, recuperar os desgastes da manhã, e preparar o corpo para mais um período de trabalho. Vai melhorar o rendimento no trabalho e até melhora o relacionamento entre as pessoas, diminui os acidentes, melhora a qualidade da produção. Existem empresas proporcionando um descanso, após o almoço, aos seus funcionários, na própria empresa, criando condições para que façam um relaxamento, dê um cochilo, uma breve dormida de 20 a 30 minutos. Isso faz muito bem para o corpo e para a mente. Então, ponha isso em prática em sua vida, descanse um pouco após o almoço, de 20 a 30 minutos. Deite, recoste-se em uma poltrona e relaxe, mesmo que não durma, e verá o quanto é bom para sua saúde e bem estar. A Noite é para descansar e dormir. Jante cedo e coma pouco no jantar. Evite fazer trabalhos, ver filmes ou fazer leituras estressantes à noite. Prepare-se para dormir mantendo-se relaxado, sem estímulos que lhe deixem agitado. Vá para a cama somente na hora de dormir. Um banho morno ajuda a relaxar. O Fim de Semana dêem uma importância muito grande para Corpo, pois ele que sintoniza que seja uma ocasião de especial de comunhão com energia vital, na qual devemos respeitá-lo, isso serve também como um repouso para nossa mente. As Férias, também devem ser usadas para recuperar o organismo dos desgastes da vida. Tire férias que sirvam para relaxar e descansar e não para cansar mais ainda.

O REPOUSO MENTAL
Descansar das preocupações, dos problemas, não pensar neles nos momentos de repouso. Não adianta desespero diante dos problemas pensando neles 24 horas do dia. Ao contrário, isso vai alterar o equilíbrio da pessoa e criar ainda mais dificuldades para encontrar soluções.

A CORRERIA, A PRESSA
Uma prática que determina muito desgaste para o corpo e a mente é o fazer as coisas com pressa. A pressa faz com que hormônios sejam liberados no organismo, especialmente adrenalina, determinando um estado de tensão muito desgastante. Para evitar a pressa: 1 - Não se atrase para os compromissos; 2- Não assuma excesso de compromissos; 3- Programe seus compromissos. É comum pessoas as pessoas não terem nem mesmo tempo suficiente para fazer as refeições com tranqüilidade. Comem correndo, nem mastigam direito e após comer, saem correndo ou já reiniciam o trabalho. Isso é muito prejudicial e deve ser evitado. Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, é causa de muito desgaste para a saúde e deve ser evitado.

FAÇA UMA COISA DE CADA VEZ

A HIGIENE
A Higiene deve ser do corpo e do meio ambiente. A água é o grande fator de limpeza, higiene e desintoxicação, tanto do corpo como do ambiente. Também o sol e a ventilação são fatores de limpeza do meio de esterilização do ambiente.

HIGIENE DO CORPO
O seu corpo é sua imagem, por isso é importante mantê-lo sempre limpo. A menos que seja devido ao trabalho que você esteja realizando, jamais, em momento ou lugar algum, permaneça com o corpo sujo e mal cheiroso. Caso esteja sujo procure tomar lavar-se o mais rápido possível. Lavar as mãos mantê-las limpas, pelo uso de água e sabão, especialmente nas horas de alimentação. As unhas devem ser mantidas, sempre, cortadas e limpas. O Banho, com água e sabão, deve ser diário, para manter o corpo sempre limpo das impurezas do meio ambiente e daquelas eliminadas pelo organismo. Evite dormir sem tomar banho. O banho da manhã é bom para retirar as impurezas eliminadas pelo organismo durante a noite, e se for um banho frio, serve como ótimo estimulante para as atividades do dia. Os cabelos também devem estar bem cuidados e limpos, se possível, com shampoo. Orelhas e Ouvidos devem ser limpos com auxílio dos dedos, durante o banho. Jamais introduzir cotonetes no conduto do ouvido. A Roupa do Corpo: roupas limpas são mais importantes do que roupas caras. Você pode andar com roupas simples, mas não deve andar com roupas sujas.

HIGIENE DO AMBIENTE
A Roupa de Cama: deve ser limpa, lavada pelo menos uma vez por semana. A Casa: deve ser toda limpa: móveis, chão, paredes e teto, varrer e passar pano úmido. Não deixe objetos velhos, quebrados, caixas, garrafas, acumulados em sua casa. Se não serve para uso, elimine. Se não serve para você, mas serve para outra pessoa, dê para alguém que possa aproveitar. Não acumule nada sem uso dentro e no terreno de sua casa. Evite colocar excesso de coisas penduradas pelas paredes, especialmente papéis velhos, gravuras, pois tudo isso acumula sujeira e dificulta a limpeza. Também evite o excesso de móveis, tenha apenas os realmente necessários. É melhor uma área livre para circulação das pessoas e uso das crianças do que uma casa abarrotada de móveis e objetos. Lembre-se da importância do sol e do ar renovado para a limpeza do ambiente. O Quintal deve ser mantido limpo, sem mato e sem objetos e coisas velhas. Especialmente, deve-se ter muito cuidado para não jogar restos de comidas no quintal que venha a apodrecer e atrair insetos e provocar mau cheiro, além do risco de provocar doença nas pessoas, especialmente nas crianças. O Perigo da Dengue: veja o caso dessa doença provocada pelo mosquito Aedes, que se multiplica em águas limpas e paradas que se acumulam em objetos abandonados no terreno da casa. Faça sua parte, não deixe que sua casa seja um criadouro de doenças. Rico ou pobre, você, suas roupas e sua casa devem estar sempre limpos e cheirosos.

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11 comentários:

  1. Infelizmente nossas vidas é baseada em correria e acabamos esquecendo de cuidar do nosso corpo ,da nossa mente e principalmente do nosso descanço e acabamos sendo prejudicado.E sempre bom lembrar essas coisas pois realmente cuidar da saúde e um ato de amor.
    Beijos.

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  2. Concordo e válido salientar que saúde mental,física e social são importantes para à vivência em SOCIEDADE.

    abraços guria

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  3. Nestes tempos é mesmo difícil darmos a devida atenção a nossa saúde que sem dúvida é o que temos de mais precioso, as dicas para mentê-la que você menciona são de estrema importância, só precisamos de disciplina para segui-las.

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  4. É e importantíssima a Saúde mental, física e social de uma pessoa, são elas a base de uma sociedade saudável!

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  5. Adorei o conteúdo do blog. Continuem postando. Fiz um blog recentemente sobre Nutrição - Saúde. Nele abordo assuntos sobre a área.

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  6. gostei muito do conteudo me ajudou muito no trabalho

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  7. Excelentes dicas. Parabéns!
    Ana Patricia.

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  8. Adorei o conteúdo do blog.

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  9. também adorei o blog

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  10. gostei muito me ajudo no trabalho da escola

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