ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


20/11/2009

VOCÊ CONHECE ESTE SENHOR?







A maioria dos brasileiros desconhece o senhor da foto ao lado e a sua contribuição para a melhoria da saúde em nosso país.

Ele é o Doutor Juliano Moreira, o fundador da Psiquiatria no Brasil. Baiano, negro e de origem humilde, iniciou a carreira acadêmica na Faculdade de Medicina da Bahia, formando-se Médico antes da Abolição e já era professor desta instituição em 1891. A partir de 1903, como Diretor do Hospício Nacional dos Alienados (Rio de Janeiro), consegue humanizar o tratamento dado aos doentes através da abolição da camisa de força e das grades de ferro, até então comuns nas casas de saúde mental no Brasil. Com isso, inspirou a adoção dos mesmos métodos de tratamento no Hospício Juqueri em São Paulo. Foi um bravo opositor das teorias que atribuíam a degeneração do povo brasileiro à miscigenação racial. Durante a maior parte de sua vida representa o país em vários congressos de psiquiatria e divulga as idéias de Freud no Brasil.
Como a maioria dos leitores, eu também desconhecia a vida e obra de Juliano Moreira. Descobri-o ao pesquisar sobre saúde mental. Compartilho esta informação com você porque o Dr. Juliano, tão desconhecido atualmente, foi um dos primeiros estudiosos brasileiros a lidar com essa questão no final do século XIX e XX, que é atualmente um grande problema mundial.



4 comentários:

  1. Na verdade o Dr. Juliano é o pai da psiquiatria no Brasil.
    Realmente a saúde mental é um problema mundial, onde as pessoas ignoram a doença e o paciente. Precisamos de conscientização e humanização de todos os envolvidos.
    Boa abordagem deste tema.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Atualmente tem crescido de maneira importante as pessoas que desenvolvem disturbios mentais, assim a depressão que segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde) atinge milhares de pessoas em todo o mundo, aqui em São Paulo temos notado o grande número de suicídios que provalvelmente são causados por essa patologia, as clinicas psiquiatricas cada vez tem número maior de pacientes e o aumento de jovens e crianças é preocupante.

    ResponderExcluir
  3. Kedman, muito obrigado pela correção e pelo comentário.
    Aos demais leitores, fica o meu sincero agradecimento pelo acesso.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Nubia e acho que está faltando políticas estaduais e municipais de saúde voltadas para minimizar o problema.

    ResponderExcluir