ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


02/12/2009

O IMPACTO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DO FUTURO

O impacto da TI na sociedade do futuro é imprevisível, sabemos sim que a evolução tecnológica impactará fortemente nos aspectos econômicos, políticos, institucionais, sociais e culturais da nossa civilização.
O problema está em tentar prever qual a grandeza do impacto ou como o processo se desenrolará.
Existem hoje várias linhas de pesquisas ou grupos e projetos de pesquisas e produção científica de laboratórios de Inteligência Artificial, Rede Neural, Robótica, Lógica Nebulosa, Computação evolucionária, etc.



A Tecnologia da Informação e os sistemas aplicativos que ela utiliza tornaram-se altamente complexos e caros, ao mesmo tempo em que são estratégicos nos diferentes ambientes onde atuam. Essas características exigem padrões de qualidade cada vez mais apurados, não apenas da infra-estrutura tecnológica adotada, como também dos produtos desenvolvidos. No Brasil, estudos realizados, enfocando a qualidade do setor de software, mostraram a necessidade de um esforço conjunto e significativo para aumentar a maturidade dos processos de desenvolvimento dos produtos das nossas empresas.


Também no exterior, o modelo do SEI (Software Engineering Institute) vem se consolidando como referência. O CMMI (Capability Maturity Model Integration) inclui novas disciplinas, como engenharia de sistemas (incluindo hardware e redes), toda a parte de contratação de serviços, critérios de definição de fornecedores. A certificação da equipe nesse requisito de qualidade tornará a empresa uma referencia (benchmark).


A tendência é que cada vez mais haja uma padronização das atividades de forma que o serviço seja entregue igual em qualquer região do mundo, e que isso seja um fator competitivo para a empresa.


Com a fábrica de Software a tendência é que os custos caiam em até 30% o que vai aumentar ainda mais a competitividade do Brasil com relação à Índia, atualmente o país que possui a maior representatividade no mercado de projetos offshore.
Se pudéssemos mensurar e descrever toda a evolução tecnológica, em seus diversos aspectos, seria enfadonho e acredito que um só livro ou até uma enciclopédia não seria o bastante.
Utilizando ainda a Matemática, poderíamos dizer que a humanidade de uma forma geral cresce aritmeticamente, enquanto que a Tecnologia da Informação, aliado e evolução da Eletrônica, cresce de forma geométrica.
Acredito também que o futuro é inimaginável, pois nem mesmo o famoso Bill Gates, que já escreveu seu nome na história da humanidade, em seu livro “A Estrada do Futuro”, publicado em 1995, e com venda de mais de 2 milhões de exemplares, conseguiu com seu peculiar visionarismo prever de forma clara e objetiva os avanços e transformações tecnológicas na humanidade.
Na atualidade há uma realidade de robótica, inteligência artificial e computadores utilizando pesquisa de genomas, sendo capaz de efetuar 7,5 trilhões de cálculos por segundo e quem sabe não é um marco para novos profissionais que estarão daqui a 25 anos apresentando suas experiências.

Referência Revista Saúde, 25 novembro de 2009

7 comentários:

  1. Alexandre Godoi - Engenheiro Gelmontec2 de dezembro de 2009 às 12:45

    Ate que ponto os usuarios e evolução da tecnologia sera o suficiente para não agredir a Sociedade, é algum para se pensar

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Prof Engº - Carlos Ubiratan - USP2 de dezembro de 2009 às 13:00

    Foi com prazer que aceitei o convite do Adriana, para escrever meu ponto de vista neste sentido, mas me assustei um pouco quando a proposta d tema é essa evolução tecnologia de forma descontrolada . Isto porque acredito na frase atribuída ao grande físico Niels Bohr, afirmando que ``é muito difícil fazer previsões, principalmente sobre o futuro''. Mas, vamos lá.

    Inicialmente eu gostaria de colocar o meu ponto de vista sobre este tema. Penso, como muitos outros, que estamos no início de um processo muito dinâmico de mudanças em todas as dimensões da nossa existência. O fato novo que parece estar na raiz das mudanças é a digitalização crescente da informação e a evolução da tecnologia para lidar com a informação digitalizada. Alguns acham que estamos no início de uma grande revolução, parecida talvez com a Revolução Industrial, mas outros objetam ao uso do termo revolução. Um ponto de vista muito interessante é aquele de Phil Agre, que prevê que durante o processo em curso todas as instituições da nossa existência serão renegociadas. Enfim, revolução ou não, poucos duvidam do fato de que a evolução tecnológica impactará fortemente os aspectos econômicos, sociais e culturais da nossa civilização. Ou seja, acredito que é ponto pacífico que haverá impacto.

    O problema está em tentar prever qual o impacto ou como o processo se desenrolará. Na verdade, eu acredito que estas coisas são intrinsecamente imprevisíveis. Na minha opinião, o modelo que melhor se adapta a esta situação é aquele dos Sistemas Complexos Adaptativos. Caos, auto-organização, conflitos incessantes, adaptabilidade são algumas das palavras-chaves para descrever o processo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. E esta é um informação essencial e diante desta revolução tecnologica, nos dias de hoje é indispensável o conhecimento e curso de TI. As pessoas tem que entender que a tecnologia esta avançando cada vez mais é os valores são outros, principalmente da capacidade humano nesta area que ja é um ponto forte nesta área específica de atuação. Um desafio e tanto! não dar para avaliar o impacto para o futuro ,mas da para prever o aumento do desemprego que sera o dobro de hoje!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Segundo um grande cientista o homem não chega a usar 1% de seu QI, imagina se usa-se como estaríamos hoje, nada acontece por acaso, qdo chegar a essa situação o homem ja terá encontrado alguma solução para a invasão da Tecnologia da Informação

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Prof Usp, o problema esta tentar prever o impacto TI , o importante e buscar conhecimentos na area e se garantir para mercado de trabalho pq esta cada vez mais competivido!rs

    ResponderExcluir
  6. Anomino, Por mais que a Tecnologia avança,mas sozinha ela não funciona, vai sempre precisar de pessoas capacitadas ára executar as tarefas e etc . Portanto o Desemprego não sera de grande impacto!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Os imapactos serão bastante sobre a sociedade e o meio ambiente , embora a tecnologia não atua sozinha, precisamos de mão de obra qualificada sempre pessoal!!

    ResponderExcluir