ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


15/11/2009

Um olhar holístico para a Saúde - A solução?


O ser humano é uma pessoa inteira – portanto precisa tratar não só o corpo, como a mente e o espírito, creio que todas as doenças começam na esfera psicológica.
Os ocidentais tem a cultura de pensar na sua saúde apenas quando ela já esta prejudicada, o contrário dos orientais que tem a cultura de se cuidar para a doença não chegar, através de métodos alternativos.

As pessoas cada vez mais em busca de se prevenir ou tratar uma doença já existente quando insatisfeitas com os tratamentos médicos tradicionais, estão buscando as terapias alternativas.

O poder público está começando a entender que é mais barato tratar as pessoas antes de doentes, com esta ação a população só tem a ganhar.
Em 70% das unidades da Secretaria Municipal da Saúde, a população participa de grupos que realizam atividades físicas baseadas em filosofia oriental. A medicina alternativa também foi levada à 58 parques e 16 espaços comunitários.
Nestas unidades de saúde a população tem acesso à acupuntura, homeopatia, massoterapia, yoga, lian gong, e outros tratamentos alternativos com o fim de que cada um se conscientize que saúde nada mais é do que uma questão de consciência.
É claro que depois da doença detectada o tratamento é mais difícil, eu disse difícil mais não impossível, com orientação profissional e uma nova postura pode se obter uma melhora significativa ou até mesmo a cura.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo a decisão de oferecer esse serviço à população vem como resposta às exigências da vida moderna, que, com características como o sedentarismo e a má alimentação, pode facilitar o aparecimento de graves problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
Realmente os tempos são outros, as pessoas estão cada vez mais sedentárias e isto se reflete na aparência física, vejo fotos antigas onde homens e mulheres tinham outro tipo de corpo, mulheres cinturadas e homens mais elegantes.
Um levantamento informal aponta que entre as terapias mais procuradas pela população que buscam acesso a esse tipo de serviço estão a acupuntura, e a homeopatia, tratamentos estes mais conhecidos.
Relaxar, praticar exercícios, cuidar da saúde e bem-estar são técnicas que ajudam na melhora da qualidade de vida e na prevenção de doenças.
Espero que este tipo de serviço se estenda a todo município de São Paulo e consequentemente a toda população brasileira.

Disponível em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ - acesso em 14/11/2009

Imagem de César Lobo é um ilustrador e desenhista de histórias em quadrinhos brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro e residente em Curitiba. Ilustrou dezenas de capas para a Editora Vecchi, revistas como Spektro, Histórias de Além, Pesadelo, Sobrenatural, Byzarro (Vecchi, anos 70), Mithus (Editora Gorrion), U-Comix, revistas masculinas como Playboy, Ele, Ela entre outras. Ilustrou várias capas de álbuns musicais. Criador dos personagens famosos, como Ararajuba (como mascote da Petrobrás), Pato Purific, Bisnaguito e Neo Kids. Chegou a publicar material na Europa e Estados Unidos, como o personagem Judge Dredd. Não revela sua idade. www.lobostudio.com.br

2 comentários:

  1. camilabartolomeu@ig.com.br22 de novembro de 2009 às 20:24

    Concordo plenamente!!!
    As pessoas devem cuidar do corpo, porém mente e espírito protegidos são fortes aliados de uma boa saúde.
    Como dizia dizia aquele ditado "Cuida da alma pq o corpo tah podre".
    As pessoa hj vivem muito extressadas e com pequenas coisas. Deveriamos sim protestar contra as injustiças soiais e politicas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Interessante saber que este tipo de ação já está partindo do governo, onde todos serão beneficiados, pois prevenir e melhor do que remediar.

    ResponderExcluir