ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


11/11/2009

Rôbo simula paciente com gripe suína - Inovação na Saúde

A Security & Safety Trade Expo, evento realizado no Japão, apresenta um robô que reclama, sua, chora e até tem convulsões, assim como uma pessoa infectada pelo vírus H1N1. A demonstração aconteceu nesta quinta-feira (22). O humanóide da Medical Education Technologies (Meti) tem como objetivo ajudar os médicos a reconhecer os sintomas e saber como tratar doentes com a nova gripe. Quando o robô não recebe o tratamento correto, os sintomas pioram até a máquina parar de respirar.

Os alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), além dos residentes, terão à disposição três novas salas destinadas a aulas de simulação de alta fidelidade, no Laboratório de Habilidades e Simulação da FMUSP.

Os novos ambientes simulam cenários de UTI, centro cirúrgico e enfermaria e contam com manequins computadorizados, dotados de sistema de comunicação. O Laboratório, criado em 2007, era utilizado anteriormente apenas para treinamento de habilidades clínicas (manobras e exames clínicos).Com o auxílio da tecnologia, os alunos e residentes aprendem a enfrentar situações difíceis da rotina profissional (manejo de crise), sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais. Os novos modelos de bonecos – SimMan (adulto) e SimBaby (criança) - interagem com os alunos, simulando movimentos e reações e respondem a estímulos externos em tempo real, inclusive a medicamentos administrados.

Os recursos implantados no Laboratório também serão usados para capacitar médicos e enfermeiros do Hospital das Clínicas-FMUSP e oferecer cursos para recertificação de profissionais das redes pública e privada. Para isso, o Laboratório recebeu investimentos da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), USP, FMUSP e da iniciativa privada.

Fonte: FMUSP

Disponível:

http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=CanalAcademico&id=674

Acesso em 06/11/2009

25 comentários:

  1. Embora eu ache que os robôs não consigam expressar as mesmas reações que um ser humano, acho interessante um treinamento voltado para o que é mais importante: o tratamento prestado ao paciente. Alguns médicos esquecem que estão ali (no hospital, posto de saúde ou clínica) para cuidar de pessoas, pensam que sua função é tratar de doenças. Que esses robôs possam ajudá-los a se aperfeiçoarem não só como médicos, mas também como seres humanos...

    ResponderExcluir
  2. Realmente não podemos comparar um robô com um ser humano, porém a ciência hoje se coloca tão adiantada e cresce de forma extraordinaria, que podemos dizer que daqui uns dias os robôs substituiram a maior parte dos seres humanos, mas até onde isso pode nos ajudar?

    Questão critica, viavel á ser descutida!!

    Parabéns pelo Blog, gostei do tema e da forma como vcs estão abordando isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Em resposta: Ana e o mundo; Danielle e todos aqueles que acessarem os textos do nosso blog.Concordo plenamente com voces, bem sabemos que o "Rôbo vem para simular um paciente com gripe suína" mas nunca terá as mesmas reaçõs que um organismo humano! mas poderá ajudar no treinamento dos profissionais da área da Saùde. Acredito que a inovação é bastante positiva no nosso cotidiano.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Excelente combinação da ciência e tecnologia, para a Saúde o Robo - esta maquina potente sera muito util , é logico que o "Robo por mais potente que for não, jamais tera substituirá o homem" difusão e aplicação de novos conhecimentos, buscando atender às necessidades do Saude e aproximar as inovações científicas e o desenvolvimento tecnológico das ações de prevenção e controle dos problemas de saúde que mais acometem a população brasileira. diz Fabio

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito válido! É bom que lancem mão da tecnologia em prol da saúde!

    ResponderExcluir
  6. Debora Martins -

    Precionante como a Tecnologia vem avançando cada vez mais,concordo com Carminha, a prol a Saude ja é uma combinação e tanto!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Leandro Queiroz Diz:
    Eu acho que a tecnologia está bastante avançada no Japão e pode ser sim útil para o ser humano.
    Quando se fala na área da saúde temos que ter um pouco de cautela.Estamos falando de um rôbo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Isso vai ser um problemão na Saúde Publica e para toda a Sociedade. Como tratar um ROBO doente? como se fosse uma pessoa? é uma piada Japonesa.Qual sera a reação desta criatura quando não recebe o tratamento correto? o sintoma vai piorar ou da defeito na máquina? e além disse a Sociedade vai ter que aguentar mais um lixão para tanta sucata futura.Isso me preocupa muito!mas valeu pela materia.

    Amiga, Vc sabe q sou critica. Adoro muito vc pq somos iguais kkkk Abraços

    Nivea - Estudante - Puc

    ResponderExcluir
  9. Em resposta: Fabio,Carminha,Debora Martins,Leandro e Nivea.Concordo plenamente com voces, bem sabemos que o "Rôbo vem para simular um paciente com gripe suína" mas nunca terá as mesmas reaçõs que um organismo humano! mas poderá ajudar no treinamento dos profissionais da área da Saùde. Acredito que a inovação é bastante positiva no nosso cotidiano.

    Obrigada a todos

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito que o ser humano jamais poderá ser substituido por máquinas se tratando de saúde. Elas podem até dar alguma noção para os médicos (conforme este caso), porém acho que jamais terão as mesmas reações que o corpo humano teria, mesmo diante de tão avançada tecnologia.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a Edileuza,que a Tecnologia vem para ajudar os medicos a diagnosticar mais rapido uma doença, por exemplo o que acontece em varios laboratorios e centros cirurgicos, que somente com ajudar da Tecnologia é possivel ser relizadas! afirma

    Dr Sebastião Bruauls -
    Advogado de Defesa Civel

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Interessante o avanço tecnológico, mas nada deve substituir o paciente humano. Já basta que alguns profissionais do serviço público sequer examinam corretamente as pessoas e receitam algo.

    ResponderExcluir
  13. é impressionante como a tecnologia vem avançando a cada dia com mais rapidez,o bom é que realmente o robô não transmite doeças como o ser humano e assim treinando em robô talvez diminua os erros médicos.

    ResponderExcluir
  14. Se o homem utiliza-se todo seu conhecimento sempre voltado para o bem, como nesse experimento estaríamos muito além desse feito, desde que não fuja da ética.

    ResponderExcluir
  15. Antonio Guedes- Supervisor TI - Rede SPC16 de novembro de 2009 às 11:44

    Pelo que acompanhei a respeito desta noticia ,a máquina foi desenvolvida pela empresa americana Medical Education Technologies, Inc. (METI), fornecedora líder mundial de simuladores de paciente humano, para auxiliar médicos no tratamento de pacientes e na identificação dos sintomas da doença. Para isso, o boneco é capaz de suar, gemer, reclamar e convulsionar, assim como os humanos infectados pelo vírus H1N1.

    Caso o robô não seja tratado adequadamente, os sintomas pioram gradualmente até ele parar de respirar.Diz Antonio da Rede SPC, realmente a nossa area esta muito avançada, a Tecnologia que foi usada para desenvolver este "Robo" servirá para ajudar os profissionais da àrea Saude a lidar melhor com a situação. isso realizar treinamento e mais nada.Vejo que algumas pessoas não entederam a importância desta máquina no setor da Saude!

    Valeu pela informação

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Bem, como trabalho na area de TI, fico sempre atenada nas novidades e de olho no mercado , estive na feira ano passado aqui em São Paulo, e vi vários projetos de Rôbos, desta mesma empresa no Japão,eles tambem desenvolveu um "Robô Enfermeiro" que pode levantar e carregar pessoas que têm problemas para se locomover sozinhas, como idosos e deficientes físicos.
    O robô aumentaria a mobilidade dessas pessoas e reduziria o esforço daqueles que cuidam delas. Chamado de RIBA (Robô para Assistência Interativa ao Corpo), ele pode erguer uma pessoa de até 61 kg de uma cama ou de uma cadeira de rodas usando os braços.

    "O Japão é uma sociedade em processo de envelhecimento, e a demanda para o cuidado de idosos, como levantá-los da cama ou da cadeira de rodas, vem crescendo" diz Toshiharu Mukai, chefe da equipe que criou o robô.

    O RIBA é semiautomático, o que diminui o risco de acidentes. Sensores nos braços e no peito do robô permitem que ele seja controlado por enfermeiros com apenas um toque, para ajustar o movimento e a direção.

    Os sensores também detectam o peso da pessoa nos braços do robô e calculam como esse peso deve ser distribuído.

    Os criadores dizem que ainda não têm planos de colocar o robô no mercado, mas esperam que em um futuro próximo a tecnologia possa ajudar a população idosa do país.
    Trouxe este resumo da noticia, e do assunto em pauta , para que todos possam valorizar mais a Tecnolgia e Parabenizar "os Inventores" e destas maquinas. Diz Cleo TI da Rede SPC, É EXCELENTE PARA TODOS!

    SDS de vc e enorme aqui! beijos

    ResponderExcluir
  17. Márcia Bárbara - Profissional da Hotelaria16 de novembro de 2009 às 16:34

    Bom não trabalho na área da saúde, mas como todos acredito o quanto é importante o avanço da tecnoliga com invenções que agregará muitos beneficios a este setor.Acredito que essa inovação seja muito positiva. PARABENS a todos.

    Drica beijo grande, saudades de ti.

    ResponderExcluir
  18. A tecnologia estará sempre na vida do ser humano, pois sem ela o homem estacionará na evolução do planeta

    ResponderExcluir
  19. Eu acredito no avanço da tecnologia.Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  20. Raphael Nogueira Steven - Gestor de TI - Piter22 de novembro de 2009 às 13:02

    Concordo com cara amiga acima pois Tecnologia esta cada vez mais avançada, este robô foi projetado para ajudar médicos a diagnosticarem a gripe suína em pacientes foi apresentado ,desenvolvido pelo Japão para auxiliar médicos no tratamento de pacientes e na identificação dos sintomas da doença. Para paciênte infectados pelo vírus H1N1.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  21. Também concordo Márcia Bárbara, com o avanço da técnologia em rôbos, acredito que ajudará muito às pessoas.Principalmente às pessoas com defeciências física e auditiva etc. Por ele executar diversas atividades que estas pessoas possuem . Diz Eliane Soares
    Aux. ADM

    ResponderExcluir
  22. Cara Marcia , não e preciso entender de saude para vivênciar esta experiência, pois isso já faz parte do nosso dia-a-dia, varias máquinas robolizadada no mercado diponível. como por exemplo; nos bancos, nas rede de hoteis e principalemente no setor saúde etc.

    ResponderExcluir
  23. A qualidade de vida das pessoas está melhorando muito devido o avanço da Tecnologia. Isso é apenas um começo do Progresso!

    Camila Martins - Selecionadora Luandre Rh

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. O uso de tecnologia para coibir erros de gestão ou clí­nicos a ponto de podermos afirmar que esta tecnologia consegue recuperar a saúde financeira de seu hospital.
    pense nisso?

    Cliente Adriana,paraberans pelos informaçãoes que seu blog.

    Renove seu titulo de capitalização

    David Aruda/ Agente comercial Banco Itau Sa

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Olá,colaboradores deste Blog
    Estamos aqui para parabenizar o seu interesse pelo tema e principalmente pela sua colaboração.

    Muito obrigada

    Adriana

    ResponderExcluir