ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


13/11/2009

Visto de perto

Riad Younes em Carta Capital - 30/10/2009 16:06:13

Avaliar artérias coronárias, válvulas e outras partes do coração Exigia, até poucos anos atrás, métodos invasivos, dolorosos e muitas vezes arriscados. Bastavam alguns sintomas sugerindo uma obstrução das artérias do coração para o cardiologista indicar o cateterismo.
Um corte na raiz da coxa. A introdução de um cateter - um tubo especial - Longo Através da artéria da perna até suas Atingir o coração e artérias. Os contrastes Injetados então desenhavam o interior de cada vaso de forma nítida o suficiente para uma avaliação precisa e para o diagnóstico de obstrução arterial.
Recentemente, uma tomografia computadorizada substituiu algumas das indicações de cateterismo, para alívio dos pacientes.O espantoso avanço na velocidade de aquisição de imagens pelos tomógrafos atuais Tornou esse exame absurdamente preciso. Tais aparelhos já estão disponíveis grandes em vários centros hospitalares no Brasil.

Sem cortes nas pernas, sem Cateteres dentro das artérias. A injeção de contraste em uma veia periférica, sem braço, por exemplo, associada à aquisição de imagens rápidas do coração, Permite uma visualização detalhada das artérias coronárias. Mas não suficientemente detalhadas, até pouco mais de um ano atrás.
Mas sua velocidade, apesar de melhorada, ainda é Considerada Relativamente baixa. Novos equipamentos estão sendo lançados pelos gigantes do diagnóstico médico, como Siemens e Philips, e chegarão em breve ao mercado brasileiro.
Permitirão uma avaliação não somente das artérias, obstruídas ou não, mas também do Funcionamento de válvulas presentes no coração, assim como da própria Função do músculo cardíaco. O aparelho Conseguirá fazer uma reconstrução da imagem do coração em três dimensões e mostrar uma contração muscular. Áreas que sofreram infarto Serão identificadas imediatamente. Outra vantagem: a quantidade de radiação recebida pelo paciente nesse exame será dez vezes inferior à dos atuais equipamentos sofisticados.
Em um futuro próximo, os pesquisadores estimam que esses aparelhos Desenvolveram, poucos casos necessitarão de cateterismo cardíaco como diagnóstico. Para alívio dos Potenciais candidatos à doença cardiovascular, ou seja todos, para nós.

Memória sob assalto
Dia após dia, ano após ano, os adultos perdem parte de sua Progressivamente Capacidade de guardar informações. A memória é Diretamente afetada por várias razões, a mais óbvia é a idade. Para algumas pessoas muito mais intensamente do que para outras.
Por que alguns indivíduos chegam às 80 ou 90 primaveras com as suas faculdades mentais praticamente Integras, enquanto outros, jovens ainda, SOFREM de esquecimento incapacitante? A curto prazo sabemos que alguns fatores pueden piorar a memória da função.
Um estudo publicado na revista Nature Demonstrou que uma insônia pode modificar, de forma significativa, uma Capacidade cognitiva ea memória. A pesquisa realizada em animais Deletério detectou o efeito da privação do sono sobre a concentração de uma proteína, um PDE4, que diminui um Capacidade do cérebro de fazer novas Conexões entre os neurónios. Trata-se do mecanismo básico de armazenamento de informações no cérebro. Conexões Menos, menos memória. Aprendizado prejudicado.Por outro lado, nutrientes Certos pueden atrapalhar a memória se ingeridos em grandes Quantidades e por muito tempo.
Pesquisadores do Departamento de Neurologia da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova York, observaram uma maior e mais intensa perda de memória em animais com dieta rica em proteína. Por quê? Ninguém sabe ao certo. Mas os animais que ingeriram atrofia apresentaram proteína, redução do volume de uma área do cérebro responsável pela memória e pelo aprendizado, o hipocampo.
Os resultados desses dois estudos, em pacientes se confirmados, poderão ajudar um Reduzir a incidência ou uma progressão de Doenças Graves da memória, como Alzheimer. Até as pesquisas chegarem um um consenso, a sugestão parece óbvia: menos proteína e mais cama. Por enquanto.

3 comentários:

  1. Quem ótimo que em muitas áreas existe um avanço com bons resulatdos, ajudando a salvar mais vidas, mas precisamos que todas as pessoas tenham acesso a tratamentos específicos, paz.

    ResponderExcluir
  2. nossa, que esses aparelhos cheguem logo pq vai ser de uma ajuda imensa pra população !

    ResponderExcluir
  3. Quero mostrar com este texto do Dr. Riad Younes que a constante inovação tecnológica na saúde ajudará a eliminar os procedimentos que ainda causam dor e deconforto a todos nós. Aproveito a ocasião para agradecer a todos que leram e postaram comentários levando e sendo levados a refletir a respeito desta questão.

    ResponderExcluir