ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


26/11/2009

CUIDADO COM AS NOVIDADES MÉDICAS

Riad Younes 28/08/2009 15:47:17


Notícias sobre novos tratamentos e resultados recentes são divulgadas largamente na mídia escrita ou falada. Esses veículos prestam um serviço importante ao informar ou alertar a população leiga sobre as novidades na área da saúde. Algumas dessas notícias têm origem em estudos apresentados por cientistas em eventos médicos, congressos, simpósios ou grandes reuniões.
Muitas vezes essas notícias transmitem informações que poderiam alterar o modo de cuidar de um determinado paciente, de uma determinada doença. Cuidado.
Nem sempre o que se apresenta nos congressos corresponde à realidade final. Essas são as conclusões de uma pesquisa publicada recentemente na revista Journal of Clinical Oncology.
Um grupo de pesquisadores canadenses avaliou 138 estudos publicados em sua forma final, com resultados definitivos, nas melhores revistas médicas de câncer. Procuraram as apresentações desses mesmos estudos, em congressos médicos importantes, nos anos que precederam a sua publicação final nas revistas de especialidade.
Espantosamente, mais de 60% dos estudos tinham resultados apresentados de forma diferente nos congressos, quando comparados à publicação detalhada nas revistas. A discordância era maior (78%) nos estudos que não tinham todos os dados finais analisados. No entanto, para a perplexidade geral dos médicos, mais da metade dos estudos apresentados com resultados ditos definitivos foram modificados de forma importante quando publicados nas revistas médicas.
Os pesquisadores canadenses responsáveis por esse estudo recomendam a todos os médicos muita cautela na interpretação, e mais ainda, na adoção rotineira e automática de resultados divulgados nos congressos médicos. Podemos estar redondamente enganados.


Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário