Os brasileiros maiores de 65 anos que seguem as recomendações do Ministério da Saúde têm uma grande chance de estar vacinados e protegidos contra a gripe H1N1 sem se darem conta do fato. Por quê?
Segundo o resultado preliminar de um estudo realizado por pesquisadores mexicanos em um grupo de 240 pacientes seguidos desde o início da atual epidemia, mostrou que a vacina contra a gripe comum pode também proteger contra a gripe erroneamente chamada de suína.
Liderados pelo médico M.H. Avila, os cientistas observaram que a vacina ofereceu proteção contra o H1N1, ainda que de forma parcial, na forma epidêmica e grave da doença. Dos 240 pacientes, 60 tinham o diagnóstico de gripe H1N1; destes, 13% foram vacinados com a vacina antigripal comum. Os outros 180 estavam livres do vírus; neste grupo foram vacinados 29%.
Observou-se que nenhum dos pacientes vacinados contra a gripe comum morreu ao ser infectado com o vírus H1N1. Ao mesmo tempo, apesar do tratamento médico, no outro grupo cerca de 1/3 dos pacientes morreram após contraírem a gripe suína, o que sugere que a vacina contra a gripe comum reduz em mais de 73% as chances de um infectado morrer. Sendo assim seria razoável admitir que a vacina existente ofereça uma proteção parcial, pois ela é feita com três tipos de vírus, e o H1N1 é um deles.
Mesmo sendo precoce o resultado do estudo e suas conclusões não poderem ser consideradas definitivas, Avila adverte que seria fundamental e necessária a vacina específica para combater a epidemia de H1N1.
E você? Acredita que o fato de estar vacinado contra a gripe comum pode ajudar no combate à gripe suína?
Baseado em:
Younes, Riad. Vacinado, sem saber. Carta Capital. 09/10/2009. 14:54:44.
Se é ainda é cedo para saber porém antes essa vacina do que nada, essa epidemia veio de forma tão violenta que não deu tempo para a tal vacina especifica chegar.
ResponderExcluirE a população de certa forma mais fragil, os idosos ficaram mais protegidos.
Agora entendo o pq desta gripe ter atacado mais os jovens.
Tenho 3 filhos, tinha pensado em vaciná-los, porém conversando com um amigo médico, ele falou que não surtiria efeito algum. Acho eu, que o meio cientifico ainda não tem um parecer. Espero que em breve a vacina especifica esteja disponível. Está muito complicado, informações são ou exageradas ou ocultadas. Marco Antonio/Ctba
ResponderExcluir