ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


23/11/2009

MESMO SEM SE DAR CONTA, VOCÊ PODE ESTAR PROTEGIDO.


Os brasileiros maiores de 65 anos que seguem as recomendações do Ministério da Saúde têm uma grande chance de estar vacinados e protegidos contra a gripe H1N1 sem se darem conta do fato. Por quê?

Segundo o resultado preliminar de um estudo realizado por pesquisadores mexicanos em um grupo de 240 pacientes seguidos desde o início da atual epidemia, mostrou que a vacina contra a gripe comum pode também proteger contra a gripe erroneamente chamada de suína.

Liderados pelo médico M.H. Avila, os cientistas observaram que a vacina ofereceu proteção contra o H1N1, ainda que de forma parcial, na forma epidêmica e grave da doença. Dos 240 pacientes, 60 tinham o diagnóstico de gripe H1N1; destes, 13% foram vacinados com a vacina antigripal comum. Os outros 180 estavam livres do vírus; neste grupo foram vacinados 29%.
Observou-se que nenhum dos pacientes vacinados contra a gripe comum morreu ao ser infectado com o vírus H1N1. Ao mesmo tempo, apesar do tratamento médico, no outro grupo cerca de 1/3 dos pacientes morreram após contraírem a gripe suína, o que sugere que a vacina contra a gripe comum reduz em mais de 73% as chances de um infectado morrer. Sendo assim seria razoável admitir que a vacina existente ofereça uma proteção parcial, pois ela é feita com três tipos de vírus, e o H1N1 é um deles.
Mesmo sendo precoce o resultado do estudo e suas conclusões não poderem ser consideradas definitivas, Avila adverte que seria fundamental e necessária a vacina específica para combater a epidemia de H1N1.
E você? Acredita que o fato de estar vacinado contra a gripe comum pode ajudar no combate à gripe suína?

Baseado em:

Younes, Riad. Vacinado, sem saber. Carta Capital. 09/10/2009. 14:54:44.

2 comentários:

  1. Se é ainda é cedo para saber porém antes essa vacina do que nada, essa epidemia veio de forma tão violenta que não deu tempo para a tal vacina especifica chegar.
    E a população de certa forma mais fragil, os idosos ficaram mais protegidos.
    Agora entendo o pq desta gripe ter atacado mais os jovens.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 3 filhos, tinha pensado em vaciná-los, porém conversando com um amigo médico, ele falou que não surtiria efeito algum. Acho eu, que o meio cientifico ainda não tem um parecer. Espero que em breve a vacina especifica esteja disponível. Está muito complicado, informações são ou exageradas ou ocultadas. Marco Antonio/Ctba

    ResponderExcluir